Plano de aula
Disciplina: Matemática.
Público alvo: 7º ano/ 6ª série.
Tempo previsto: 03 aulas.
Assunto: Espaço e forma
Justificativa:
Faz-se necessário o ensino de ângulos para que o aluno possa compreender e relacionar com as diversas situações problemas e cotidianas.
Objetivo:
Compreender a ideia de medida de um ângulo ( em grau ) sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.
Conteúdos:
- Ângulos
- Unidades de medida.
Habilidades e competências:
- Compreender o conceito de ângulo e identificas seus elementos.
- Identificar e representar ângulos retos, agudos e obtusos.
- Construir ângulos utilizando régua, transferidor e compasso.
- Compreender a idéia de ângulo como mudança de direção.
- Estimar medidas de amplitude e estabelecer relações entre diferentes unidades.
Estratégias:
- Verificar antes por meio de uma avaliação diagnóstica que noções de ângulos, a turma possui.
- Dividir a classe em duplas, pedir que faça um círculo de 5cm de raio. Pedir que recortem de modo que cada um fique com uma metade (semicírculo)
- Seguir as instruções:
- Usando dobraduras, por tentativas, dividir o semicírculo em 3 parte iguais, marcando as dobras. Cada uma corresponderá a 60°.
- Dividir ao meio cada uma das 3 partes obtendo em cada parte um ângulo de 30°
- Dividir ao meio cada ângulo de 30°, falar a classe que o transferidor é um instrumento de medida, portanto é necessário uma escala numérica.
Metodologia:
Inicia-se através da construção das medidas dos ângulos ( 360°, 180°, 90°, 45° ). Depois utiliza-se das medidas para comparar e observar elementos internos do ambiente que possuam esses ângulos preenchendo uma tabela. E por fim estimular também a leitura pedindo uma pesquisa em grupos sobre ângulos para os alunos, onde cada grupo teria que expor o seu trabalho para os colegas.
Recursos didáticos:
Sulfite, régua, transferidor, compasso, lápis, borracha, xérox da tabela, jornais, revistas, objetos da sala de aula, cola, tesoura, e o próprio aluno.
Avaliação:
A avaliação será contínua e durante todo o processo (da construção do ângulo até a comparação) com atividades em duplas onde os alunos irão verificar as medidas dos ângulos nas figuras apresentadas. A avaliação servirá para redirecionar o trabalho caso fique ainda alguma dúvida.
Tarefa:
O aluno deverá explorar um ambiente em sua casa através de desenhos evidenciando os ângulos trabalhados em sala de aula.
Observações:
o professor deverá ficar atento ao andamento das aulas e observar o aproveitamento dos alunos, sanando as possíveis dúvidas que aparecerem durante as aulas.
Colaboradores:
Nilson Bueno da Fonseca
Meire Strada Lara Franco Beviláqua
Marlene de Fátima Alves Campos
Mário José
Pedro Luiz Mariotto Filho
Marisa Ap. Scatolin Coletti
Reginaldo Prado Junior
MUITO BOM,PARABÉNS!
ResponderExcluirGostei muito desse plano de aula
ResponderExcluirMuito bom .
ResponderExcluirTem uma linguagem bem clara .