terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de Aula sobre Ângulos

                                                         Plano de aula
 Disciplina: Matemática.
 Público alvo: 7º ano/ 6ª série.
 Tempo previsto: 03 aulas.
 Assunto: Espaço e forma

Justificativa:
Faz-se necessário o ensino de ângulos para que o aluno possa compreender e relacionar com as diversas situações problemas e cotidianas.

Objetivo:
Compreender a ideia de medida de um ângulo ( em grau ) sabendo operar com medidas de ângulos e usar instrumentos geométricos para construir e medir ângulos.

Conteúdos:
- Ângulos
- Unidades de medida.

Habilidades e competências:
- Compreender o conceito de ângulo e identificas seus elementos.
- Identificar e representar ângulos retos, agudos e obtusos.
- Construir ângulos utilizando régua, transferidor e compasso.
- Compreender a idéia de ângulo como mudança de direção.
- Estimar medidas de amplitude e estabelecer relações entre diferentes unidades.

Estratégias:

- Verificar antes por meio de uma avaliação diagnóstica que noções de ângulos, a turma possui.
- Dividir a classe em duplas, pedir que faça um círculo de 5cm de raio. Pedir que recortem de modo que cada um fique com uma metade (semicírculo)
- Seguir as instruções:
- Usando dobraduras, por tentativas, dividir o semicírculo em 3 parte iguais, marcando as dobras. Cada uma corresponderá a 60°.
- Dividir ao meio cada uma das 3 partes obtendo em cada parte um ângulo de 30°
- Dividir ao meio cada ângulo de 30°, falar a classe que o transferidor é um instrumento de medida, portanto é necessário uma escala numérica.

Metodologia:
Inicia-se através da construção das medidas dos ângulos ( 360°, 180°, 90°, 45° ). Depois utiliza-se das medidas para comparar e observar elementos internos do ambiente que possuam esses ângulos preenchendo uma tabela. E por fim estimular também a leitura pedindo uma pesquisa em grupos sobre ângulos para os alunos, onde cada grupo teria que expor o seu trabalho para os colegas.


Recursos didáticos:
Sulfite, régua, transferidor, compasso, lápis, borracha, xérox da tabela, jornais, revistas, objetos da sala de aula, cola, tesoura, e o próprio aluno. 



Avaliação:
A avaliação será contínua e durante todo o processo (da construção do ângulo até a comparação) com atividades em duplas onde os alunos irão verificar as medidas dos ângulos nas figuras apresentadas. A avaliação servirá para redirecionar o trabalho caso fique ainda alguma dúvida.
   
Tarefa:
O aluno deverá explorar um ambiente em sua casa através de desenhos evidenciando os ângulos trabalhados em sala de aula.

Observações:
o professor deverá ficar atento ao andamento das aulas e observar o aproveitamento dos alunos, sanando as possíveis dúvidas que aparecerem durante as aulas.

Colaboradores:
Nilson Bueno da Fonseca
Meire Strada Lara Franco Beviláqua
Marlene de Fátima Alves Campos
Mário José
Pedro Luiz Mariotto Filho
Marisa Ap. Scatolin Coletti
Reginaldo Prado Junior

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