Eu fui alfabetizado através da cartilha e na época não tive dificuldades para aprender a ler e escrever, sempre fui um aluno extrovertido e não tinha vergonha de expor trabalhos e de me comunicar com as pessoas. Acredito que o trabalho desenvolvido nos primeiros anos de escola, seja muito importante para os alunos, pois é neste periodo que são desenvolvidos as capacidades de cada um deles e com isso o aprendizado nas demais séries se torna mais fácil. Hoje em dia é preciso se atualizar para saber usar as normas da ortografia, já que recentemente houve mudanças de concordâncias. Muitos alunos ainda sentem dificuldade ao fazer o uso da nova ortografia, mas acredito que para eles seje mais fácil o aprendizado devido as tecnologias que na minha época não existiam. Acredito que é muito importante o incentivo para que o alunos tenham o habito de ler e escrever, pois isso os ajudará não só na escola, mas na vida.
Profº Nilson Bueno da Fonseca
Minha alfabetização também foi através da Cartilha Caminho Suave (quanta SAUDADE!!!!). Não tive dificuldades para aprender a ler e escrever, sempre fui estimulada por minha família. A família é uma peça fundamental nesse processo. O depoimento de Gilberto Gil faz referência a sua avó que apesar de toda tarefa doméstica estava presente durante suas atividades escolares. Acho importante que o professor estimule o aluno a ler e escrever.
Profª Marlene de Fátima Alves de Campos
A minha alfabetização teve início com a cartilha "Caminho Suave", não tive dificuldades de assimilar o conteúdo escolar.Quando queria ler ou fazer uma pesquisa tinha que recorrer a biblioteca municipal, os trabalhos eram feitos em folhas de almaço,manuscrito e ficava horas lendo na biblioteca para fazer o resumo.Sempre gostei muito de ler, mas até hoje me sinto insegura, para escrever textos (medo de errar), talvez faltou mais abertura,tive uma educação muito rígida, por isso procuro ajudar ao máximo meus alunos com essa parte da leitura e escrita também.
Profª Marisa Aparecida Scatolin Coletti
Aprendi a ler e a escrever com cartilha, e com muito contato com revista em quadrinhos. A leitura foi uma forma muito interessante que eu adquiri. Acredito que através da leitura podemos viajar por vários lugares alem da nossa imaginação e adquirir muito conhecimentos principalmente na leitura das atualidades.
Profº Pedro Luiz Marioto Filho
A leitura par mim foi mito fundamenta em minha vida, ela me fez enxergar um mundo diferente e cheio de fantasias, quando eu leio um bom livro e me sinto uma pessoa realizada, parece que eu transporto par um novo mundo, e tento fazer isso com os meus alunos, antes de começar as minhas aulas sempre leio uma história para eles e eles viajam na sua imaginação quando eu leio pra eles,com isso eles estão aprendendo ter o gosto da leitura
Profº Reginaldo Prado Junior
Bom dia a todos!
Puxa vida!!!! Como é bom lembrar dos primeiros anos escolares!!!
Sou a segunda filha de sete irmãos e não fiz o pré - primário como os outros, e comecei logo na 1ª série, só que com 6 anos e meio, pois faço aniversário em Junho. Era magrinha e miúda, e recebia muiiiiitos apelidos maldosos dos colegas ... mas sobrevivi ... Fiz da 1ª à 3ª séries no Sesi e também fui alfabetizada pela cartilha Caminho Suave, ( Suave só no nome ), pelo menos pra mim!!!!! Masss fui alfabetizada!!! Me lembro do cheiro da minha bolsa, na verdade, uma pasta preta que tinha duas divisões dentro. Nunca fui amante da leitura e inclusive me recordo agora de um fato engraçado ( menos pra mim ). Na 5 ª série, a professora de Português, ( D. Ivany ) pediu para que lessemos e fizessemos um resumo de um livro e eu peguei " O gato de botas ". Li e resumi !!!! O livro tinha apenas 4 páginas e eu o resumi em 10 linhas. Meu Deusss!!!! Ela fez um escândalo e eu fiquei muito envergonhada na época. Daí ela me levou a biblioteca e me fez pegar um livro de 40 páginas. Li e resumi com tamanha raiva que me lembro até hoje. Meu gosto pela leitura só piorou, até que um dia um amigo me disse que existe um livro que foi escrito especialmente para cada um de nós e me levou a biblioteca para encontrá-lo. Ele me mostrava vários e eu começava a ler e dizia que não havia gostado...e ele paciente dizia ... - Ainda não o encontrou!!! Até que peguei um de terror, e eu adorei!!!! li a coleção toda em uma semana. Só que ficava morrendo de medo depois de ler os livros e não ia ao banheiro sozinha nem morta. Boas lembranças!!! Gostaria de poder ter sido alfabetizada nos dias de hoje, onde são trabalhadas as habilidades e o erro é permitido como processo de aprendizagem.
Me recordo também que tenho um irmão que a professora quebrou a régua na cabeça dele porque ele escreveu jornal com "g" e minha mãe foi na escola bater na professora. Hoje ele é compositor e adora ler.
E lendo os relatos, percebo que todos nós temos algo que nos desafiou ou incentivou ao hábito da leitura e escrita e com isso concluo que temos a oportunidade e obrigação de desafiar e incentivar nesse sentido centenas de alunos todos os anos que passam pelas nossas mãos. Quanta responsabilidade a nossa!!!( ... . “Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida” ... Marilena Chauí, ... “Não saberia explicar os livros que li e a razão pela qual alguns me impressionaram mais” ...Danusa Leão,... "Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é a de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa: aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida" ...Newton Mesquita, ... “Porque ninguém é capaz de inventar uma vida a partir de nada. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados...” Contardo Calligaris ) Percebo em todos os relatos ( ... . “Ler, acredito, é uma das experiências mais radiosas de nossa vida” ... Marilena Chauí, ... “Não saberia explicar os livros que li e a razão pela qual alguns me impressionaram mais” ...Danusa Leão,... "Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é a de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa: aquilo toca na sua essência e detona tantas ideias e fantasias que se torna parte de sua vida" ...Newton Mesquita, ... “Porque ninguém é capaz de inventar uma vida a partir de nada. A vida é inventada a partir de uma combinatória de sonhos que já foram sonhados...” Contardo Calligaris ).
Profª Meire Strada Lara Franco Beviláqua
O que eu observo é que os alunos e a população não sabem e não gostam de ler, principalmente a de baixa renda.
Isso ficou provado agora com o aumento da renda; cresceu assustadoramente os assinantes dos canais pagos, esses canais
para ter audiência tiveram que exibir a maioria dos filmes dublados. Os alunos de hoje não conseguem ler as legendas, dizem que é muito rápida.
Acredito que essa facilidade, em ter filmes dublados, deixam as pessoas preguiçosas, pensam: para que ler se eu posso escutar.
A televisão é a maior vilã da leitura, você começa a ler , se alguém liga a televisão e você escuta alguma coisa interessante, deixa o livro e vai
assistir tv.
E a tendência é só piorar, já que estão lançando tudo falado, é só ficar escutando.
Profº Mário José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário